quinta-feira, 24 de março de 2011

Facebook, no que ele pode me ajudar?

Oi pessoal, demorei um pouco com este novo post, pois estou trabalhando muito, sabe como é, né? Quem trabalha com publicidade / marketing digital esta sempre com muitos projetos.. rs
Bom, hoje vou dar algumas dicas sobre o facebook, todo mundo conhece? Para quem não sabe o facebook é uma rede social onde você possui um cadastro de pessoa física e neste cadastro você posta em seu mural informações que deseje compartilhar com seus amigos, ou seja, as pessoas que fazem parte da sua rede no site. Além de postar textos você pode incluir vídeos, fotos, artigos e muito mais.
O facebook ganhou muitos adeptos depois que começou a ter os aplicativos de jogos, o FarmVille (jogo onde você é o fazendeiro e cuida de sua horta, animais e muito mais) estourou e levou muitos usuários do Orkut a migrarem de rede, até mesmo usuários que não gostavam de rede social entraram no site só por causa dos aplicativos.
Mas vamos ao que interessa, no que o facebook pode ajudar na minha carreira como bailarina ou como empresário da dança?
Acredito que a maioria das pessoas que leem este artigo já possua uma conta, certo? Se não é super fácil criar uma, só entrar no endereço www.facebook.com e fazer o cadastro que esta bem na primeira página. Para os que já tem, você sabia que seu endereço no facebook pode ser personalizado? Como assim? Veja o exemplo, meu usuário cadastrado é Vanessa Veiga Vieira, mas se eu quiser passar para meus amigos o link do meu usuário eu posso enviar este endereço www.facebook.com/vanessa.designer e pronto, já entra direto na minha página! Isso pode lhe ajudar e muito para divulgar sua página para os amigos/clientes, pois em vez de dizer para a pessoa - Procura pelo meu nome lá e me adiciona - Você apenas passa o endereço.
Agora vamos para a parte prática, fazer este endereço abrir na sua página de usuário. Quando estiver dentro da sua página, digite na barra de endereço www.facebook.com/username automaticamente ele irá lhe mostrar uma tela como esta abaixo.

Você pode escolher um dos nomes que ele lhe apresentar, mas se ainda quiser customizar o endereço, você pode pressionar o link Mais e digitar o endereço que quiser no campo “inserir nome de usuário desejado”, veja a próxima tela.

Claro que se esse nome existir para outro usuário ele vai lhe informar e você deverá escolher outro nome.
Caso você confirme o nome e daqui uns dias quiser trocá-lo, você pode, mas terá que ir na configurações da sua conta e clicar no editar da opção “Nome de usuário”


Para quem tem empresa, escola, estúdio, grupo ou bailarina profissional que tem vários shows e várias coisas para divulgar, tem a opção de criar uma página empresarial no facebook, para isso clique aqui http://www.facebook.com/pages/create.php.
Abrirá uma página com diversas opções, destaquei na imagem abaixo as duas opções que mais se encaixam em nosso perfil.

Se você quiser criar uma página para sua escola, escolha a opção “Empresa, Organização ou Instituição”, agora se você é bailarina, grupo de dança, músico, tem uma banda, escolha a opção “Artista, banda ou figura pública”. Nas duas opções irá aparecer um lista de opções para você selecionar onde melhor se encaixará sua página, para as bailarinas existe na lista a opção dançarinos, por exemplo.
Vejo muitos casos de escolas de dança criarem em vez de página para empresa um grupo de discussão, isso não deve ser feito, pois o grupo de discussão é para você criar um fórum, para trocar ideias sobre determinado assunto com os membros do grupo e não divulgação de marketing empresarial ou pessoal. Fiquem atentos a isso, pois o facebook tem regras que devem ser seguidas e se caso ele ver que sua página não esta sendo utilizada da forma que deveria ele poderá deletá-la.
No caso daas páginas você também consegue customizar o nome, mas para isso sua página deve ter no mínio 30 seguidores, então depois de cria-la comece a divulgar aos amigos para eles curtirem a página e assim que atingir o número mínino entre no endereço que passei no início deste artigo. A tela apresentada é um pouco diferente para as páginas, mas é fácil de criar o nome, veja.

Você deverá selecionar a página que deseja nomear e logo em seguida aparecerá os campos com os nomes sugeridos pelo site e o campo para você digitar o nome, como no caso de pessoa física.
Importante: Um usuário pode ter quantas páginas quiser, então se você tem uma academia, um grupo de dança e é bailarina, pode criar uma página para cada situação.
Pronto, agora é só colocar a mão na massa e divulgar sua nova página!
Espero que tenham gostado do artigo, mais para frente vou dizer o que se deve divulgar nas redes sociais.
Bjs e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...