quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Está decidido, vou abrir uma escola de dança!



Quando uma bailarina toma esta decisão já começa o planejamento de onde será o estúdio, como será, qual será a decoração, qual o valor da mensalidade, mas e a marca? Ela será decidida quando as salas já estiverem decoradas, porque só depois de tudo pronto ela precisará ser divulgada, certo?

Errado! O nome da sua escola precisa nascer primeiro de qualquer outra decisão, pois é a partir do nome que as decisões serão tomadas. A escolha do nome é o passo mais importante da vida do negócio, é com este nome que sua missão, visão e valores precisam conversar, é com este nome que a escola mostrará ao seu público o significado de seus serviços serem ideais para ele.

O nome precisa contar uma história, precisa estar ligado ao significado que o dono quer transmitir. Depois do nome escolhido é necessário fazer uma pesquisa para saber se não existe outra escola com este mesmo nome e domínio registrado (endereço do site www.nomedaescola.com.br). Não esqueça de registrar a marca, isso é muito importante!

Chegou a hora de criar o logotipo, contrate uma agência ou um designer especialista em marcas e passe todas as informações do estúdio, significado do nome, missão, visão e valores da marca, pois com tudo isso em mãos o profissional conseguirá desenvolver o melhor logotipo para você. Este logotipo precisa ter uma identidade que dever ser seguida nos materiais da escola, como: cartões de visitas, folders, site, decoração do espaço, todos os materiais que forem vender ou comunicar o espaço precisam ter a mesma identidade, por isso é tão importante ter em mãos o manual da marca.

Nesta etapa já é possível planejar o espaço físico onde todos os pontos de contato do consumidor esteja ambientado com a marca. Os pontos de contato são todas as coisas que seu aluno, fornecedor, professor experimentar na sua marca, por isso não se esqueça que as pessoas que trabalham dentro de seu espaço também são pontos de contato. Já dizia Marty Neumeir (maior especialista de em branding, inovação e design) – “A marca não é o que a empresa diz o que ela é, a marca é o que o consumidor diz dela”, por isso é importante pensar o que a empresa esta fazendo para criar uma experiência positiva em seus consumidores e isso inclui cor das paredes do espaço, identificação das salas, organização da recepção, forma de abordagem quando uma pessoa passa pela porta de entrada e muito mais. Pense nas experiências que você já teve em consumir qualquer produto e em quais locais você se sentir muito bem e em outros que nunca mais irá voltar... Você indica esses lugares para seus amigos? Por que sim e por que não? As pessoas que forem a sua escola irão fazer as mesmas avaliação.

Costumo dizer que a criação do nome e logotipo da empresa é a pontinha do iceberg, o que esta embaixo d'água são todos os pontos que o gestor precisa se preocupar e trabalhar para conquistar uma marca de sucesso.

Pare e reflita...
  1. Está se preocupando com as diversas formas de ponto de contatos?
  2. Sua escola se diferencia das outras no mercado?
Se as respostas forem NÃO, então você esta construindo uma marca frágil! Já que temos o trabalho de construir uma marca, por que não construir uma forte?

Qualquer marca pode se tornar forte, só precisa ser trabalhada da forma correta!

No meio da dança não existem muitos empresários que pensam desta forma, quem pensar será pioneiro e se destacará da concorrência. #ficadica

Você pode encontrar também informações sobre como abrir sua escola no site do projeto Negócio em Dança (www.negocioemdanca.com.br). Não deixe de consultar a agenda de palestras que abordam os assuntos: Estabelecendo Metas, Agregando Valores, A Força da Marca e Gestão de Vendas.

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