sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Domínio Próprio no endereço do seu Blog


Oi Pessoal,

Faz algumas semanas que não apareço por aqui e minhas participações em redes sociais tiveram uma queda, mas é por um bom motivo, como vocês já sabem, comecei a fazer pós-graduação Master em Gestão de Marcas na BSP Business School São Paulo. Estou adorando o curso, neste primeiro mês estamos com aulas de Gestão de Complexidade e Negociação, essas matérias estão me dando uma base bem legal para seguir como empreendedora, quem sabe daqui um tempo não abro um negócio? Vamos ver...

Bom, mas este artigo é para falar sobre registrar um domínio para seu blog. Se você, como eu, tem um blog no blogger.com, ferramenta do Google e quer que seu endereço deixe de ser http://nomedoblog.blogspot.com para virar www.nomedoblog.com.br, eu vou lhe ajudar. ;-)
Primeiro você tem que entender que para fazer isso precisará contratar 2 serviços:
1º Registro de Domínio: Este é o endereço .com.br, ele é registrado na empresa Registro.br e deve ser paga uma taxa de manutenção anual de R$ 30,00.
2º Provedor de Hospedagem: Este será o serviço que você contratará para redirecionar seu domínio para o servidor do blogger.

Agora vem a pergunta - Por que vou pagar um domínio e provedor se o Google me dá a ferramenta de graça? Simples, porque se um dia seu blog crescer e você precisar fazer propaganda dele ou até mesmo, por algum motivo, quiser migrar de ferramenta para o worpress, seu blog não mudará de endereço. Além do mais, você poderá criar e-mails como seunome@nomedoblog.com.br e não utilizar e-mails do tipo hotmail, yahoo, gmail, que são pessoais.

Vou explicar como fazer essa migração de endereço pelo servidor do UOL Host, pois é uma empresa séria, o suporte é muito bom (eu utilizo e indico a todos os meus clientes) e o melhor de tudo, o valor não muito bom!

Se você não tem domínio próprio ainda e tem que contratá-lo o UOL Host faz o registro e te dá o primeiro ano de manutenção grátis, você só pagará a partir do segundo ano. Para contratar o serviço é só entrar no site www.uolhost.com.br e ir no meu Produtos e Serviços > Hospedagem Linux. Aconselho a contratar o plano econômico, pois você não estará com os arquivos do blog no servidor UOL e sim no servidor do Google.

Após a contratação pronta, serviço liberado, você precisará configurar o servidor e aqui que eu entro.



Ao entrar no site, na parte superior direita da tela, você entrará com seu login e senha para acessar o painel de controle.

Abrirá uma página com todos os seus serviços contratados, clique no Plano de Hospedagem Linux > Painel de Controle / Construtor de Sites.



Clique em 1) Domínio > 2) Clique no domínio do seu blog > 3) Mais Opções e Selecione Gerenciar DNS. Abrirá uma nova tela, como na imagem abaixo.



Nesta tela de Gerenciar DNS siga os seguintes passos:

1. Na lista de DNS procure CNAME e delete o serviço.
2. No campo TIPO selecione CNAME, no campo de Entrada coloque www.
3. No campo Valor coloque o endereço do servidor: ghs.google.com
4. Clique em Criar.

5. Na lista de DNS procure pelo tipo A e delete este servidor, como fez com o CNAME.
6. No campo TIPO selecione A, no campo de Entrada coloque @.
7. No campo Valor coloque o número 216.239.32.21
8. Clique em Criar.

Pronto! Você acaba de configurar o servidor do UOL Host, agora precisa configurar o servidor no sistema do Blogger.

Entre no painel de controle do seu blog e já no link Configurações. O meu esta configurado com o novo painel de controle.

Na parte de Publicações selecione criar domínio personalizado, coloque em configurações avançadas o endereço do seu blog www.nomedoblog.com.br e clique em salvar.



Pronto, agora você tem um domínio próprio!

Qualquer dúvida podem me mandar e-mail vanessavv@uol.com.br, se quiser ajuda na contratação do servidor e configuração do blog pode me pedir ajuda, posso configurá-lo para você sem custo!

Espero que tenham gostado.
Bjs e até a próxima!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...