segunda-feira, 16 de maio de 2011

Qual a diferença de ter um perfil ou uma página no Facebook?

Olá pessoal, conforme prometi explicarei porque sua escola / empresa deve ter uma página no Facebook em vez de um perfil.
Em primeiro lugar, pelas normas de uso do Facebook uma empresa deve ter uma FanPage (uma página empresarial) e não um perfil de usuário. Essa FanPage fica vinculada ao perfil do proprietário da empresa.
Veja explicação do próprio Facebook:
 
Você pode criar e gerenciar uma Página do Facebook para a sua organização por sua conta pessoal. As páginas existem para que as organizações, empresas, celebridades e bandas transmitam muitas informações ao seus seguidores ou ao público que escolher se conectar a elas. Semelhante aos perfis, as Páginas podem ser aprimoradas com aplicativos que ajudem as entidades a se comunicarem e interagirem com o seu público e adquirirem novos usuários por recomendações de amigos, históricos dos Feeds de notícias, eventos do Facebook e muito mais.

E você sabe diferença de uma FanPage de um Perfil?
Um perfil é quando aparece as descrições da pessoa na parte superior da página e o menu lateral esquerdo é padrão, como no exemplo abaixo.


Já quando a página é de uma empresa aparece o nome da empresa, ramo de atividade e localização no topo da página. O mais importante de tudo é, o menu esquerdo pode ser customizavel.

Para quem não sabe, o ShivaNataraj é meu cliente e esta página foi desenvolvida por mim, por isso tomei a liberdade de usá-la como exemplo. (http://www.facebook.com/shivanataraj)
Quando você tem um perfil, você possui amigos vinculados a sua conta, já quando se tem uma página, a FanPage possui seguidores.
Com a FanPage você ainda consegue incluir aplicativos de outras redes sociais, como: Youtube, Twitter, seu Blog, entre outras ferramentas e todas elas são atualizadas automaticamente em sua página. Tudo bem, com seu perfil você também pode vincular as redes sociais, mas elas não ficam aparecendo no seu menu, ficam? E o mais legal de tudo, você consegue criar páginas para promoções específicas, ou até mesmo fazer um site da sua empresa dentro do Facebook. Você sabia disso?
Não se engane, Grupos não são a mesma coisa que Páginas.
Vejo muitas empresas criarem Grupos ao invés de criarem FanPages, mas cada um tem seu objetivo dentro da rede social, veja a explicação do próprio Facebook.
Ou seja, você quer criar um grupo para discutir sobre Dança do Ventre, essa é sua melhor opção, mas se você tem uma empresa e quer divulgar seus serviços e/ou produtos, a melhor coisa é fazer uma página.
As páginas só podem ser criadas para representar uma organização, empresa, celebridade ou banda real e só podem ser criadas por representantes oficiais dessas entidades. Os grupos podem ser criados por qualquer pessoa e sobre qualquer assunto, como um espaço para que as pessoas compartilhem suas opiniões e interesses sobre este assunto. Os grupos podem ser mantidos fechados ou secretos, enquanto as páginas são destinadas a ajudar uma entidade a se comunicar com o público.
E você, bailarina, já pensou em criar uma página para você como celebridade? Esta é uma ótima opção para quem ainda não pode fazer um site. Inspire-se na Shakira! (http://www.facebook.com/shakira)

Até agora não encontrei uma bailarina que utilize esse recurso, você quer virar referência? Então cria a sua rápido. Se você criar e estiver divulgando seus trabalhos com frequência, com suas outras redes sociais vinculadas me envie um e-mail com o endereço que faço um post sobre você. (mkt@vanessa-designer.com.br)
PS: Só irei publicar o post para quem eu avaliar que esta utilizando as redes sociais de forma correta. Para as que não estiverem poderei até dar dicas e essas dicas podem virar posts.
Vamos lá meninas, me ajudem a escrever este blog. Afinal essas informações são para ajuda-las!

3 comentários:

  1. Então, eu particularmente acho o Facebook ainda muito confuso... eu ainda não tive paciência de explorá-lo mas, pelo que vejo, é o que as pessoas estão investindo fortemente. É, tenho que entrar na onda!

    ResponderExcluir
  2. Hanna, é super fácil, parece complicado no início, mas depois vc pega o jeito e tudo se torna mamão com açucar. Vc pode mandar suas dúvidas aqui no blog, ela pode virar um post! ;-)

    ResponderExcluir
  3. É simples. Você tem um perfil certo? lá você adiciona seus amigos (apenas amigos e principais contatos). Já a página é uma forma de divulgar você como bailarina, como cursos, eventos. Com a página, não há necessidade de você adicionar a pessoa... elas simplesmente "curtem" (seguem) sua página. Daí vocês não sofrem com perfis lotados, tendo que criar mais que um perfil e a interação no Facebook fica muito melhor. É recomendável... assim também é possível você separar o profissional do pessoal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...