segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Você já parou para avaliar como anda sua fama na internet?

Pessoal, este foi meu primeiro artigo postado na Central Dança do Ventre! Vocês podem ler mais artigos na seção Divulgue-se


Boa leitura!

Trabalhar com dança não é nada fácil, a concorrência anda crescendo cada vez mais e quem não sabe fazer seu marketing pessoal acaba ficando para trás, mas você já parou para pensar o que faz para que seu nome cresça no meio?

Certo, estudar, pesquisar, procurar uma formação é muito importante, mas isso não adianta muito se você não souber como vender seu serviço, a sua dança, as suas aulas... O que você faz para se divulgar? Você consegue medir o retorno da sua divulgação? Ela está ou não trazendo pessoas até você?

Existem diversas formas de se auto promover, uma delas é através da internet que hoje é o meio mais barato e mais rápido para você medir o retorno de investimento em publicidade, e o melhor, você não precisa de um investimento muito grande para sentir diferença. Quer ver só?

Primeiro de tudo, você sabe como anda sua fama na internet? Entre no Google e pesquise seu nome, ele aparece na primeira página de resultados? Não? Então aqui você já perdeu 80% de chances de ter um contato pela internet. 80% dos usuários de internet pesquisam serviços no Google e 90% não passam da primeira página de resultados. E você sabe como aparecer ali? Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Vou dar algumas dicas do que fazer...

-Tenha um site com seu nome: Você precisa primeiro de tudo fazer um site com seu nome, exemplo – www.vanessaveiga.com.br, e se você consegue agregar o serviço que presta neste nome melhor ainda, no meu caso eu registrei um domínio www.vanessa-designer.com.br. Por que isso é tão importante? É porque os sites de busca, como o Google, ordenam os resultados de busca de acordo com algumas regras e uma delas é se o nome do site é parecido com o serviço que estou buscando, este site com certeza é o que eu procurando. 

- Não basta ter um site, ele tem que ser feito direito: Muitas pessoas pensam – Ah, preciso de um site, conheço uma pessoa que cobra baratinho, vou fazer com ela! – Mas você sabe se essa pessoa vai desenvolver o site de forma correta para lhe trazer o retorno esperado? Pense que muitas vezes o barato sai caro, não adianta você comprar um site que não lhe traga retorno. Pesquise se essa pessoa se atualiza sobre novas formas de desenvolver sites, se ela tem conhecimentos em indexação em sites de busca (é o nome que se dá para programar o site para aparecer nos resultados dos buscadores), veja se quem fez sites com essa pessoa / empresa, se tiveram
retorno, se o site está trazendo contatos.

- Seja relevante: Desenvolva seu site com conteúdos relevantes, pense como a pessoa que está contratando seu serviço, o que ela busca e quer encontrar no seu site. Se você gostar de escrever, vincule um blog em seu site. Quanto mais conteúdo você gerar sobre sua profissão você acaba virando referência sobre o assunto. Escreva artigos sobre dança em outros sites e coloque sua assinatura no final com link para seu site. Quanto mais seu nome estiver espalhado em sites e portais, mais relevante você será, e se seu site estiver com links em diversos sites, portais, blogs, mais o seu endereço aparecerá nos resultados e mais chance de seu site aparecer na primeira página.

- Use e abuse das Redes Sociais: Publicou um artigo novo no blog, em algum portal, atualizou o site? Divulge em suas redes sociais (facebook, twitter, Orkut, etc.). Não tem rede social? Bobeou, tá esperando o quê para criar uma? Elas são a forma mais fácil de você divulgar o que está fazendo.

- Pense diferente: Quando for fazer seu site ou blog, ou os dois, ou qualquer outra coisa, pense diferente das outras pessoas, seja diferente, seja melhor... Se você fizer algo inesperadamente bom seu nome ganhará mídia espontânea e será muito bem falado. Mídia espontânea é quando blogs, jornais, revistas, sites escrevem sobre um determinado assunto e destacam pessoas ou empresas sem que elas solicite.

- Fique de olho no mercado: Pesquise, olhe, ouça, fique atento com tudo que está acontecendo em sua volta, tudo muda muito rápido é importante você estar atualizado e saber o que os outros já fizeram para não cometer os mesmos erros, ou até mesmo descobrir novos caminhos.

- Fique visível: Não adianta escrever um blog, site, perfil em rede social se ele não é atualizado. Programe-se para que uma vez por semana, pelo menos, você altere ou inclua alguma notícia. 

- Tenha paciência: Você não vai ganhar fama de um dia para o outro, é um trabalho de formiguinha, um pouquinho aqui, outro ali e seu nome vai ganhando espaço. Não se desespere, o segredo é fazer o melhor com tudo que puder, porque ganhar fama boa demora um pouco, mas notícia ruim se espalha logo. Muito cuidado com o que você posta na rede, o que você publica na internet, porque o que você incluir de errado fica registrado e não apaga, o máximo que conseguirá fazer é empurrar para baixo do tapete.

A internet é uma mídia que você consegue medir o retorno certo, há no mercado diversas ferramentas onde conseguimos extrair relatórios sobre acessos, o que as pessoas procuram, o que mais acessam, etc. Não perca tempo, procure um profissional de sua confiança e saiba o que a internet pode trazer de benefício para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...