segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Escola de Dança que investe no Digital


Não sei se todos sabem, mas a escola Shiva Nataraj que tem sede no Tatuapé em São Paulo é um dos meus clientes na área de dança.

Hoje o post é para contar como nasceu o Shiva Nataraj e as dificuldades que as sócias Fernanda Payão e Lêda Toda passaram e passam ainda hoje para seguir na empreitada de ter sua escola de dança neste mercado competitivo.

Quero mostrar com este texto a todas empreendedoras da área da dança que é possível sim, ter um estúdio com uma infra estrutura de qualidade, grandes profissionais e com alunos que sejam fidelizados.
 O Shiva Nataraj iniciou suas atividades em 2001, em uma sobre loja em Santana, foi na época que conheci as meninas, eu fazia aula com a Fernanda. A escola era uma sala com espelhos que havia aulas no período noturno e aos sábado. Nesta época não havia recepcionista, as sócias trabalhavam em empresas como funcionárias em suas áreas de formação: Lêda Toda, farmacêutica e Fernanda Payão formada em Comércio Exterior. Como elas faziam parte de um grupo de dança e as integrantes também davam aulas de dança do ventre e todas moravam na zona leste, a escola foi transferida para uma casa próximo ao metrô Tatuapé e a maioria das integrantes do grupo davam aula nesta escola.

A segunda escola era um sobrado pequeno com duas salas de aula no piso superior e as professoras ganhavam 50% do valor da mensalidade de cada aluna. Com o tempo nesta casa, o número de alunos foram crescendo e o espaço foi ficando cada vez menor para comportá-las, foi então que as empreendedoras resolveram mudar para a rua de trás alugando dois sobrados, um ao lado do outro, onde juntaram e formaram uma única escola de dança. Neste período, Lêda e Fernanda, saíram do grupo de dança e mudaram o nome da escola para o que é hoje, Shiva Nataraj. Foi aqui que começaram os problemas, algumas professoras saíram da escola e levaram boa parte das alunas, com alto investimento das sócias e os professores ganhando 50% do valor que entravam das mensalidades não havia caixa o suficiente para manter a infra-estrutura e então o estúdio quase fechou.

Quase decretando falência as meninas decidiram dar a volta por cima e ir atrás de informações com especialistas em gestão de empresas, procuraram o Sebrae e fizeram o curso do Empretec.

O EMPRETEC é um seminário que tem por objetivo desenvolver, nos participantes, características de comportamentos empreendedores. O programa foi desenvolvido pela ONU - Organização das Nações Unidas visando o fortalecimento destas características empreendedoras.O participante deverá primeiro identificar seu potencial empreendedor e verificar quais são seus pontos fortes e fracos.
Mais informações no site: http://empretec.sebrae.com.br

Com o curso intensivo de uma semana elas apreenderam como buscar oportunidades de negócio, ter persistência, como correr riscos calculados, que um gestor precisa sempre estar em busca de informações para melhorar seu negócio, estabelecer metas e planejar e agir, ser independente e ter autoconfiança. Conquistaram segurança em suas decisões, grande desempenho em planejamento empresarial e reduziram as chances de fracasso.

Depois deste aprendizado foi que nasceu o Shiva Nataraj que vocês conhecem hoje, a unidade de 450m2, com a infraestrutura para o acesso livre e curso técnico em dança.


 Como diz a Fernanda, o Empretec foi o divisor de águas!

Ok, mas como elas conquistaram uma unidade bem maior que a anterior sem dinheiro para investimento? No Empretec elas aprenderam além de tudo que já citei, como utilizar o crédito a seu favor. Sim, elas solicitaram crédito ao banco BNDS para construir a escola, assumiram o risco calculado e hoje a escola é um sucesso.

Além de tudo isso, construímos uma marca fortalecida, mudamos o logo da escola, criamos padrões de identidade que conversam no ambiente físico e na internet, panfletos, cartões de visitas, uniformes dos funcionários e professores, todos os pontos de contato que a marca tem com o público-alvo. O Shiva Nataraj, hoje faz planejamento de marketing no final do ano corrente para iniciar no ano seguinte, separa investimentos financeiros para propaganda e com isso tem ótimos resultados e a escola esta em constante crescimento e aprimoramento.

A escola investiu também no departamento de vendas, pois como toda empresa que precisa captar novos clientes os vendedores são extremamente importantes. Hoje ela conta com duas consultoras de vendas que fizeram cursos e se aprimoraram para efetuarem seus trabalhos com eficácia. Este departamento é o coração do Shiva Nataraj.

Os professores recebem valor hora/aula, o esquema de 50% escola, 50% professor foi uma das maiores mudanças administrativas, agora os funcionários da escola são legalizados.

Isso é para mostrar que elas não nasceram em berço de outro e sim correram atrás de seus sonhos, acreditaram em seus ideais e foram em frente. É preciso muita força de vontade e coragem para chegar onde chegaram. E como todos sabemos, na área da dança muitas bailarinas possuem sonhos, mas não correm atrás de aprendizados para gestão do negócio, acreditam que saber dançar bem já basta para ter uma escola de sucesso, mas o mundo real não é assim e é por isso que as sócias do Shiva Nataraj resolveram criar o programa Negócio em Dança. Palestras gratuitas para melhorar o mercado da dança, mostrar o caminho das pedras, o caminho do sucesso. Se você tem esse sonho, venha participar das palestras, são informações gratuitas que estão a sua disposição.

Além das palestras, você encontra informações ricas no site www.negocioemdanca.com.br

O Shiva Nataraj esta se esforçando para mudar o mercado, tem formação de professores qualificados que estão sendo elogiados pelo mercado, esta com este novo programa Negócio em Dança para melhorar as escolas para esses formandos. Agora só basta vocês, bailarino(a)s, empreendedore(a)s da dança quererem também e aderirem a ideia.

Fico aqui para esclarecimentos, dúvida, sugestões, pois ninguém faz nada sozinho, se vocês ajudarem podemos melhorar e muito esta área.

Para quem quiser conhecer melhor o Shiva Nataraj, acesse os endereço:

Negócio em Dança

Bjs e até o próximo pots!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...