segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Publicidade, onde devo investir? (Parte 1)

Vou fazer mais de um post para este assunto, pois é bem amplo.

Muitas bailarinas ou estúdios de dança que desejam divulgar seus trabalhos acabam investindo em publicidade que acreditam ser o melhor investimento e depois se frustram por não terem retorno, mas muitas vezes não é só o veículo que esta errado, pode ser a forma que foi feito o anúncio, informações não claras ou pode até ser que não esteja conseguindo medir o retorno de forma correta.

A primeira coisa a se fazer é pensar no que você deseja anunciar e qual o objetivo deseja alcança, vou citar alguns exemplos. Vamos lá!

Professora de Dança

Objetivo: Conquistar novas alunas. Não faço shows, só dou aulas.

Perguntas: Onde essa professora da aula? Em academias onde não há vinculo empregatício, ela apenas utiliza a sala para dar aulas? Ou não, ela é uma professora que dá aulas em domicílio.

Digamos que seja a primeira opção e as academias não fazem propaganda do seu trabalho. Em qual região da cidade é o espaço?

Pensando desta forma, esta profissional deve divulgar seu trabalho próximo a região que atua. Pode tentar uma parceria com a academia, fazer publicidade em conjunto, assim o investimento será dividido por dois e ambas as partes ganham no resultado. Se chegarem alunas para fazer estas aulas pode ser que aproveitem a academia para fazer outras modalidades.


Em quais meios investir? Aqui vão algumas ideias.
  • Crie parcerias com comércios da região, onde poderá deixar folhetos ou cartazes divulgando as aulas.
  • Pesquise se há uma revista regional onde é distribuída em comércios e domicílios do bairro e anuncie nela.
  • Se houver empresas próximas, pode se fazer convênios para funcionários.
  • Verifique se existe um portal na internet da região que deseja trabalhar, pois ele pode ser um ótimo investimento, mas antes verifique como esta ranqueado nos sites de buscas, ou seja, se você pesquisar algum serviço no Google com o nome do bairro, este site aparece na primeira página? Caso contrário o retorno não será tão bom.
  • Envie um e-mail para amigos, alunos, dizendo que esta com novas turmas na região X e peça para que divulguem para amigos desta região. Algum deles pode conhecer alguém que more lá e esteja procurando aulas de dança.
  • Faça cartões de visita, folders e cartazes para divulgação de boa qualidade e com profissionais de sua confiança.
  • E claro, divulgue em seu site, blog e redes sociais que agora esta dando aula naquele bairro.
Bailarina de Dança

Objetivo: Fazer shows em eventos, restaurantes e bares árabes.

Perguntas: Quais locais quer dançar? Já fez um levantamento de restaurantes e bares árabes? Você conhece alguma bailarina que dança em algum desses lugares?

Nesta área network é um dos melhores investimentos, se você conhece alguém que pode indica-la já tem boas chances de alcançar seus objetivos, mas vamos pensar em outras formas de divulgação.


Em quais meios investir? Aqui vão algumas ideias.
  • Faça um book profissional, monte uma pasta com fotos, um cd com fotos e vídeos de você dançando e vá atrás de seus sonhos... Não tenha vergonha, visite os locais que deseja trabalhar e entregue seu cartão de visita com o cd de fotos e vídeo. Se puder, invista neste material, ele é seu portfólio, faça um cartão com design bonito e agradável, os cds devem ter capas e rótulos que conversem com o cartão, assim você demonstrará que é realmente profissional. Não vamos esquecer que você realmente precisa dançar bem, não invista em divulgação se ainda não esta preparada para fazer shows, converse com sua professora.
  • Faça uma lista de lugares que deseja dança com: telefone, endereço, site. Nesta lista você pode incluir restaurantes que não tenham shows árabes ainda e quem sabe montar um projeto para iniciar os shows. Se fizer isso, monte um documento de o que o estabelecimento poderá ganhar se investir em seu trabalho.
  • Ligue nos locais da sua lista e pergunte quem é o responsável e tente agendar uma reunião para entregar seu material. Você é seu produto, precisa dar valor a ele e mostrar o quanto é profissional. Ao chegar na reunião mostre a pasta de fotos e diga que gostaria de deixar um material com vídeos e fotos para serem avaliados com calma. Já pense em seu cachê, pois poderá surgir uma negociação neste primeiro contato.
  • Se não conseguiu a reunião, peça o e-mail do responsável do local e envie uma mensagem de apresentação.
  • Faça um site profissional, coloque informações importantes a quem deseja contratar seus shows. Utilize o material dos cds e coloque no site.
  • Crie redes sociais profissionais, divulgue os shows que fechou, vídeos e fotos do evento, agenda dos próximos shows.
Importante: Não fique esperando o aluno ou contato caírem do céu, vá atrás dos seus objetivos! Com certeza com o tempo você terá que fazer menos esforços, mas no começo não tenha medo. Pense de forma criativa como você pode se divulgar, afinal você trabalha com arte, é criativa por natureza!

Pessoal, aqui deixei algumas ideias que tive pensando se eu fosse me divulgar como uma dessas profissionais. Claro que existem diversas outras formas, cabe a vocês avaliarem qual a melhor forma e testarem o resultado.

Irei fazer um post para as escolas de dança (Parte 2) e como medir os resultados (Parte 3).

Espero ter ajudado!

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