segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Você é um empreendedor na dança?


Olá pessoal, hoje recebi a minha edição da revista Você S/A e a matéria de capa é Mude de Carreira: Empreenda, e achei que seria uma ótima ideia pegar o gancho e falar com vocês, bailarinas, sobre este assunto, afinal, o profissional da dança é um empreendedor, mesmo as bailarinas que não possuem escolas de dança precisam empreender em suas carreiras, certo?

Achei alguns dados interessantes nesta matéria, lá diz que as brasileiras são as mais empreendedoras do mundo, segundo um estudo realizado em 2010 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e pelo Sebrae. Não é por nada que o Sebrae criou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, não é mesmo? (http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/)

Nesta matéria diz também que o empreendedorismo deixou de ser falta de opção e virou oportunidade de carreira. Os novos donos de empresa têm entre 18 e 34 anos e os motivos são variados; o cenário socioeconômico melhorou muito, as universidades incluíram matérias como empreendedorismo e inovação em suas grades de ensino e o perfil dos jovem também sofreram modificações, eles largaram o conforto e a segurança da carteira assinada pelo sonho de ter o próprio negócio. E foi isso que me chamou atenção, o profissional de dança, em sua grande maioria, não possuem a segurança da carteira assinada, o sonho de ser dono de seu próprio nariz e mostrar sua arte ao mundo vem crescendo a cada dia! Mas para ser um empreendedor de sucesso da sua carreira ou empresa é muito importante ter 4 coisas: coragem, determinação, objetivo e planejamento.

1 - Coragem de largar o seguro pelo inserto, mesmo que você tenha plena certeza que irá dar certo.
2 - Determinação, pois você irá errar muito e isso não pode ser um obstáculo e sim um aprendizado.
3 - Objetivo, pois se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho e lugar serve.
4 - Planejamento, você precisa saber quais serão os caminhos a ser seguido para alcançar o seu sucesso.

Se você quiser saber se tem perfil empreendedor, acesso o site e faça o teste http://vocesa.abril.com.br/testes/carreira/Qual-e-seu-grau-empreendedor

Umas das últimas matérias que tive na pós-graduação foi a Gestão de Marca Pessoal, e foi nesta disciplina que eu vi muitas coisas que já colocava em prática através de livros e artigos que fui lendo com o passar do tempo, aprendi muitas coisas novas, quebrei alguns tabus e agora quero dividir tudo isso com vocês. Este é o primeiro post de uma série que vou fazer sobre planejamento de carreira e marketing pessoal. Vou dividir com vocês as técnicas que aprendi e que aplico no meu dia-a-dia e espero ajuda-las!

Para quem tem escola de dança e quer conhecer mais sobre gestão empresarial e marketing eu indico o Programa Negócio em Dança que irá acontecer no dia 07 de Outubro das 14h00 às 18h00. Eu vou falar sobre A Força da Marca às 16h10, espero por vocês lá.

Inscrições no site: www.negocioemdanca.com.br

Bjs e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Ótimo post! Eu sou bailarina e também trabalho em marketing digital. Consegui aliar um ao outro!!!!!!!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei, excelente postagem. Eu acredito que a bailarina ou dona de escola de dança do ventre precisa estar preparada para que a carreira e seu negócio tenham vida longa e de sucesso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...