quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bailarina Digital - Déborah Valério

Olá Pessoal,

Este mês convidei Déborah Valério de São José dos Campos - SP, bailarina com 15 anos de carreira, sendo 8 anos em turnê NON STOP pela America Latina e Oriente Médio, para participar da seção Bailarina Digital.

Déborah nos contou como foi sua inclusão no mundo virtual, como trabalha hoje com a internet e qual o real retorno.

MKT Digital para Bailarinas: Com quanto tempo de estudos na dança você começou a divulgar seu trabalho como bailarina profissional?

Déborah Valério: Bom,eu tenho hoje 15 anos de dança árabe. Na época em que comecei a me profissionalizar  não existiam as redes sociais!!!!! Apenas o site, e ainda era algo novo!  Fazer um site custava caríssimo, nada comparado ao mercado de hoje, e eu fiz meu primeiro em 1998. Ele esta no ar ate hoje, mas já passou por varias reformulações!


MKT Digital para Bailarinas: Como você iniciou a se divulgar como bailarina?

Déborah Valério: Pelo o site ou jornais, propagandas em panfletos e afins, como na época eu fui pioneira em minha região a destacar o trabalho da dança árabe, gerou muitas oportunidades na mídia local, fiz muitas matérias para jornais, TV local, depois veio o CLONE que foi meu AUGE, junto com outras bailarinas que despontavam naquele momento fizemos capas e matérias de revistas nacionais, fiz capa de CD com Tony Mouzayek (VOLUME 15 para matar a curiosidade!) e a internet mesmo rolava apenas o site, que não tinha ainda essa importância que tem hoje. Era mais um cartão de visitas virtual! Uma pena não ter existido as redes naquela época, pois muita coisas bacana de nossas carreiras que fazíamos nunca chegou ao conhecimento do publico! Mas meu início foi bem sem internet mesmo!!!


MKT Digital para Bailarinas: Como foi a escolha da empresa e por que optou em fazer o site?

Déborah Valério: Foi por indicação e não existiam muitas opções! Eram poucos, caros e não muito divulgados, estamos falando de 1998 pessoas! Parece pouco tempo, mas o booom virtual não estava a nosso favor! Eu optei pelo site porque naquele momento era algo novo, e que gerava buxixo!!! Poucas tinham, e eu acreditava que este site seria uma vitrine para meu nome e trabalho! E foi!!!


MKT Digital para Bailarinas: Qual o retorno que o site tem dado a você? Você recebe muitos contatos diários?

Déborah Valério: Hoje tanto o site quanto o blog me dão um excelente retorno. Hoje recebo varias ligações e e-mails através do site, muita gente hoje procura na internet onde fazer cursos e contratar bailarinas!  As famosas PAGINAS AMARELAS deram espaço a internet, por isso acho essencial ter sua escola e dança  bem divulgada na internet. O retorno que tenho hoje não acontecia no momento que vivi fora, ate porque o site tinha outra proposta naquela época...


MKT Digital para Bailarinas: Por que você decidiu fazer um blog atrelado ao site?

Déborah Valério: O Blog foi produzido pela mesma equipe do site, mesmo sendo hospedado pela wordpress ele esta dentro do site, mas pode ser achado fora também, o blog antigo não, ele era só do site mesmo. Bom, o blog é meu canal aberto!!  Estando dentro do site e dentro das minhas redes sociais é mais fácil divulgá-lo e ganhar novos leitores. Uma ponte de comunicação com o público, uma vez que o site é apenas informativo e o blog interativo!


MKT Digital para Bailarinas: Você tem algum planejamento de posts no blog ou posta o que dá vontade? Conte um pouco como se organiza quanto ao tempo e assuntos.

Déborah Valério: Bom, o blog esta dividido em vários sub títulos e um deles fala de novidades! A prioridade e falar de lançamentos, cursos, eventos, se algo esta para acontecer, logo atualizo no blog, acho importante manter em tempo real as novidades! 

A parte de textos, eu faço de acordo com o momento, vejo o que esta rolando nas redes sociais, se tem alguma polemica, dúvida, ou brecha e corro escrever, eu amo escrever, tenho vários textos prontos da época que morei fora e quase viraram livro, mas to pensando em fazer capítulos no blog... Vou prender vocês comigo lá!!!! rs

Eu não consigo ter uma rotina fixa do blog, acho meio chato esse lance de estar todo dia, por obrigação, porque nem sempre as pessoas conseguem ler, então você acaba desperdiçando tempo e tema, as vezes é melhor ter uma frequência mais espaçada e manter a qualidade e a novidade! Fica a dica!!

MKT Digital para Bailarinas: Sim, você tem razão de dizer que as pessoas não tem muito tempo para ler posts diários, mas o legal da internet é o que chamamos de “calda longa”, posts que você colocou a 1 ano atrás ainda será lido durante o tempo que você deixá-lo no ar, isso é Bárbaro! A informação sempre estará disponível e você sempre terá leitores.


MKT Digital para Bailarinas: Como você utiliza as redes sociais? Conte para que serve cada uma, se você utiliza cada rede para uma coisa diferente, ou divulga seu trabalho em todas de forma igual. 

Déborah Valério: Eu utilizo e vejo cada uma delas como uma ferramenta diferente que ao mesmo tempo se completam!  Existem diferentes públicos para cada rede, então eu consigo adaptar as divulgações para atingir diversos tipos de público. No twitter eu me permito ser mais INTIMA! Posto não só atualizações do meu trabalho, como fatos e pensamentos do cotidiano, de recém casada, e por ai vai, ali eu sou mais pessoa física!!! No youtube eu tenho um canal, que já esta no site pronto para ser clicado, mas ainda com poucos vídeos, pois meus vídeos feitos no exterior tem péssima qualidade e estamos tentando limpar para publicar, o curioso é que a maior parte dos vídeos que estão lá não fui eu quem postei!! Mas estou com uma idéia legal pra utilizar o youtube, vocês vão curtir!!!

No facebook eu abuso!!! Divulgo mesmo o Studio, o meu trabalho, site e eventos, tenho ótimo retorno desta rede e ate pouco tempo eu dividia entre pessoa física e jurídica! mas não da certo! Eu optei em focar meu perfil no jurídico! No tempo do Orkut (do qual ainda possuo perfil ativo e atualizado!) eu postava muito da vida pessoal e eu tenho varias teorias sobre esta questão de se misturar trabalho, imagem e vida pessoal, pra mim eu acho muita exposição, então o facebook é quase que meu segundo site, porem interativo! Ate uma amiga me disse: nem parece que tu e casada, cadê você e seu marido no facebook? Pois é.... Isso vale um post!!!???

MKT Digital para Bailarinas: Você separa muito bem as informações na rede, tem uma consciência muito boa de como utilizar as ferramentas, esta no caminho certo... Estou ansiosa para saber como irá utilizar o youtube!


MKT Digital para Bailarinas: Quanto tempo faz que você criou sua página no Facebook, sua conta no twitter, seu canal no youtube?

Déborah Valério: Aff, não me lembro!!! O canal do youube é recente, foi em Maio, o twitter, foi em  2010, e o facebook em 2009. Eu usava o Orkut quando morava fora, e lá era bloqueado muita coisa, por isso eu entrei neste mundo virtual mesmo quando voltei pra cá em meados de 2008!!!


MKT Digital para Bailarinas: Você tem sentido retorno das redes sociais?

Déborah Valério: Absurdo! Ele e tão grande que eu não sentia a necessidade de investir em outros meios de divulgação como revistas, jornais , panfletos, porem uma assessoria me fez entender que cada coisa funciona para cada público! então por melhor que seja o retorno em redes sociais eu voltei a investir em divulgação nos antigos e eficazes meios de comunicação! Afinal de contas nem todo mundo tem computador com net em casa!!!! Mas se tiver de comparar os retornos, as redes sociais ganham!!


MKT Digital para Bailarinas: Você acredita que uma bailarina deve investir em sua vida virtual? Por que?

Déborah Valério: Acredito e muito, mas com cautela! eu acho a super exposição um perigo, tudo que e demais cansa!!! Temos de cuidar porque ao mesmo tempo em que existem benefícios também existem situações que a propaganda pode trazer prejuízo ou conotação errônea de sua personalidade e trabalho, e este assunto é longo, podemos conversar numa outra pauta!!! Mas sem dúvida uma bailarina que queira hoje ter seu trabalho e/ou de sua escola divulgado, deve investir nas redes sociais e sites e com certeza ela terá retorno!!


MKT Digital para Bailarinas: Se você pudesse dar um conselho as bailarinas que estão começando a se divulgar na internet, qual seria?

Déborah Valério: BOM GOSTO e CAUTELA! Seja diferente, seja única, busque uma marca, um diferencial e não se exponha demais! Seja chic e elegante na exposição de sua vida pessoal e coloque a sua profissão como prioridade, isso transparece profissionalismo! Utilize fotos profissionais e de bom gosto, pois chamam mais atenção nos perfis do que aquelas “caseiras” que a gente tira dançando!!!

MKT Digital para Bailarinas: Deborah, fico muito feliz por pessoas como você terem a visão correta da publicidade na internet, ainda existem muitos que não acreditam no retorno, mas aos poucos vamos mudando essa idéia. É por isso que resolvi trazer casos de sucesso ao blog, para mostrar que é possível fazer o marketing pessoal e/ou da sua empresa e ter retorno. O melhor deste mundo é que você consegue medir o investimento.

Para quem quiser conhecer mais do trabalho da Déborah Valério, acesse:
Site: http://www.deborahvalerio.com.br
Blog: http://www.deborahvalerio.com.br/blog
Twitter: @DVbellydancer
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Déborah-Valério-Dancer/164187770303097
Quer participar desta seção? Então envie um e-mail para mkt@vanessa-designer.com.br e me conte quais e como você utiliza as redes sociais.

bjs e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...